Poucos países tem uma história cultural tão rica quanto a Alemanha. Em todos os cantos do país centro-europeu se encontram traços do passado. Entre os monumentos históricos mais impressionantes
se destacam os vários castelos medievais. No total a Alemanha tem aproximadamente 25.000 castelos.
Aqui gostaríamos de mostrar a vocês os 16 mais lindos castelos da Alemanha. Tem interesse em conhecer um ou alguns deles? Organizamos viagens
ou passeios guiados por guias brasileiros a muitos desses magníficos sítios.
O castelo Wartburg é, sem dúvida, um dos castelos mais famosos da Alemanha: foi construido por volta de 1067 e pertence desde 1999 ao Patrimônio Mundial da UNESCO. Entre 1211 e 1227 a canonizada Elisabeth da Turíngia viveu no castelo. Em 1521/22, o reformador Martinho Lutero manteve-se escondido no castelo sob o nome de "Junker Jörg". Durante esse tempo ele traduziu o Novo Testamento da Bíblia para o alemão. O autor e estadista Johann Wolfgang von Goethe também visitou o castelo Wartburg várias vezes.
Antes da sua destruição o castelo de Heidelberg com todo o seu esplendor era um dos castelos mais impressionantes da Alemanha. A imponente ruína ainda é testemunha da beleza do castelo. Os visitantes podem seguir os passos de seus antigos habitantes, entregando-se aos muitos mitos e lendas que cercam o castelo. Imponente, lendário e significativo: o castelo de Heidelberg deve ser visitado!
O castelo Marksburg nunca foi destruído e permanece imponente desde o século XII em uma colina de 160 metros de altura acima da cidade de Braubach e do rio Reno, na Renânia-Palatinado. Ao longo do tempo pequenas alterações e elevações foram feitas no castelo. O castelo Marksburg foi construído para proteger e administrar Braubach e também serviu como um castelo aduaneiro. Desde 2002 o castelo faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO "Vale do Reno Médio Superior".
O imponente castelo de Sigmaringen foi mencionado pela primeira vez em 1077 na crônica monástica de Petershausen. Ao longo dos séculos, foi convertida em residência de prestígio por várias famílias aristocráticas. Desde 1535 o castelo Sigmaringen pertence aos príncipes de Hohenzollern, uma das mais importantes famílias nobres de nível europeu, que viveu no castelo ainda no século XX.
O castelo Albrechtsburg em Meißen é um dos mais famosos monumentos arquitetônicos góticos da Alemanha e tem suas origens por volta do ano 930. O edifício atual construído em 1471 no local do antigo castelo do marquês de Meißen. O castelo de Albrechtsburg é considerado o primeiro palácio na Alemanha. Hoje o complexo abriga um museu público.
O castelo Pfalzgrafenstein foi construído no início do século XIV por Ludwig, o Bávaro no rio Reno, perto do vilarejo de Kaub, como um castelo aduaneiro. É um dos poucos castelos não destruídos e pouco alterados no Vale do Reno Médio Superior. Ergue-se como um castelo insular na ilha fluvial de Falkenau, no rio Reno, e é acessível através de uma balsa de passageiros regular de Kaub.
A meio caminho entre Coblença e Gießen, no vale do rio Lahn, que forma a fronteira natural entre as regiões de Taunus e Westerwald, fica o impressionante castelo acima da cidade de Runkel. O antigo castelo é um exemplo perfeito da construção defensiva medieval. Cuidadosamente restaurado, parcialmente habitado, o castelo Runkel pode ser visitado.
O castelo Drachenburg está localizado no Drachenfels, uma montanha perto de Königswinter na Renânia do Norte-Vestfália. Sua pedra fundamental foi lançada em 1882. Desde 2010 foi reinaugurado à sua antiga glória após 16 anos de renovação. Os interiores, bem como os murais e vitrais históricos foram reconstruídos, tanto quanto possível, no desenho original. Construído primeiramente como a residência de um corretor da bolsa (que nunca viveu no castelo), o castelo Drachenburg já foi um hotel e um museu.
O castelo Mespelbrunn é uma verdadeira dica secreta! Ele literalmente está escondido em um vale entre Frankfurt am Main e Würzburg. Deve sua aparência intacta e preservada a sua localização. O castelo Mespelbrunn está tão perto da água que você tem a impressão que flutua sobre ela.
O castelo Wernigerode, localizado na cidade de mesmo nome, lembra um castelo de conto de fadas e é muitas vezes referido como o "Neuschwanstein do Harz". No século XII o castelo atual ainda era um castelo com a tarefa de proteger as trilhas de caça imperiais que levaram da cidade de Goslar às montanhas do Harz. Mais tarde tornou-se o castelo de residência dos condes de Stolberg-Wernigerode. No final do século 19 o castelo Wernigerode foi reconstruído em um castelo representativo em sua forma atual.
Escondido ao pé da região montanhosa de Eifel encontra-se o castelo Satzvey, um dos mais belos castelos da Renânia. A primeira menção documentada data de 1396. Mais de 300 anos em propriedade familiar, o castelo Satzvey ainda é lar e sede ancestral da família dos condes Beissel von Gymnich. Da Páscoa até Natal uma variedade de festivais históricos e temáticos, torneios de cavaleiros, concertos, casamentos e muito mais é realizada aqui.
O castelo Reichsburg Cochem ("castelo imperial de Cochem") é o marco da cidade de mesmo nome no vale do rio Mosela e fica no alto de um morro visível acima da cidade. O complexo, um típico castelo no topo da colina, serviu como um castelo aduaneiro na Idade Média e foi provavelmente construído por volta de 1100. O castelo Reichsburg Cochem foi destruído no século XVII e reconstruído no século XIX de acordo com o gosto do romantismo da época.
Mesmo de longe você pode ver as torres do castelo de conto de fadas que Ludwig II, rei da Baviera, havia construído no final do século XIX. Todos os anos, cerca de 1,5 milhões de visitantes visitam o famoso Castelo de Neuschwanstein e se maravilham com o sonho medieval do tímido rei.
O castelo Lichtenstein é também conhecido como o "castelo de conto de fadas de Württemberg" e foi construído no século XIX, no estilo do historicismo neogótico. Guilherme, Conde de Württemberg, mandou construir o castelo Lichtenstein nos anos 1840 a 1842. É uma das melhores criações do historicismo romântico na Alemanha.
O castelo Eltz é um edifício dramático e bonito que ainda hoje pertence a um conde real. A família nobre Eltz recebeu o castelo como um presente do imperador Frederico I Barbarossa em 1157. Ele fica completamente solitário, cercado por florestas e o pequeno rio Elzbach em um vale perto de Coblença. Devido à sua arquitetura única com muitas torres de até 35 metros de altura o castelo Eltz é uma vista excitante. Um clássico castelo de cavaleiros!
Gostaria de conhecer os incríveis castelos da Alemanha com um guia brasileiro?
Então dê uma olhada no nosso pacote de viagem aos Castelos da Renânia entre Frankfurt e Colônia:
Vai viajar para Alemanha e gostaria de fazer um passeio de um dia a um castelo com um guia brasileiro?
Então dê uma olhada nos nossos passeios desde Frankfurt, Colônia ou Düsseldorf:
Já pensou em fazer uma viagem de bicicleta na Alemanha? Nos vales dos rios Reno e Mosela você pode pedalar em ciclovías perfeitas e ao mesmo tempo conhecer alguns dos mais belos castelos do país com um guia brasileiro: