Catedrais da Alemanha

Conheça as 16 mais impressionantes catedrais da Alemanha

Poucos países tem uma história cultural tão rica quanto a Alemanha. Em todos os cantos do país centro-europeu se encontram traços do passado. Entre os monumentos históricos mais impressionantes se destacam as várias lindas igrejas e catedrais.
Aqui gostaríamos de mostrar a vocês as 16 mais impressionantes catedrais da Alemanha. Tem interesse em conhecer uma ou algumas delas? Organizamos viagens ou passeios guiados por guias brasileiros a muitos desses magníficos sítios.

16. Catedral de Regensburg

A Catedral São Pedro em Regensburg é um dos edifícios góticos mais importantes do sul da Alemanha. Caracteriza-se principalmente pelas duas torres gémeas que dominam a silhueta da cidade. A Catedral de Regensburg é a casa dos famosos Regensburger Domspatzen, um coro de meninos cuja história remonta a mais de 1000 anos.

15. Catedral de Tréveris

A Catedral de São Pedro em Tréveris (Trier) é a igreja episcopal mais antiga da Alemanha e um importante edifício religioso da arquitetura ocidental, que é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986. A Catedral de Tréveris fica sobre os restos de uma residência romana representativa, construída em torno do ano 340.

14. Igreja São João de Luneburgo

A Igreja de São João em Luneburgo é um dos mais antigos edifícios de tijolos da cidade e da Baixa Saxônia. O jovem compositor Johann Sebastian Bach aprendeu aqui a tocar órgão e a compor com o seu tio Georg Böhm, que trabalhou de 1698 a 1733 como cantor e compositor na igreja. A Igreja São João de Luneburgo serviu de modelo para muitas igrejas no norte da Alemanha.

13. Catedral de Magdeburgo

A Catedral de Magdeburgo São Maurício e Catarina é a mais antiga catedral gótica concluída em solo alemão e o símbolo da cidade de Magdeburgo. Foi construído em 1207 como a catedral da Arquidiocese de Magdeburgo. A Catedral de Magdeburgo é a igreja sepultura de Otto o Grande (Otto I), primeiro imperador do Sacro Império Romano.

12. Catedral de Münster

Além da histórica prefeitura de Münster, a Catedral de São Paulo é o segundo marco da metrópole da Vestfália e um dos edifícios mais impressionantes da cidade. A atual Catedral de Münster já é a terceira catedral da diocese de Münster e foi construída no período entre 1225 e 1264.

11. Catedral de Aachen

A Catedral de Aachen, também conhecido como Marienkirche de Aachen, é o marco da cidade e consiste em vários sub-edifícios que foram construídos desde o início da Idade Média até os tempos modernos. A colocação da pedra fundamental ocorreu por volta de 795, a conclusão em torno de 803 sob Carlos Magno. A Capela Palatina é o mais importante exemplo arquitetônico do renascimento carolíngio.

10. Catedral de Bona

A basílica São Martinho, também conhecido como Catedral de Bona (Bonn) ou Bonner Münster, é a principal igreja católica em Bona e um marco da cidade. Foi construído no século XI como uma igreja colegial românica de São Cassio e Florencio. Por volta de 1050 a antiga igreja colegial foi demolida e um novo prédio em estilo românico foi construído. Com três naves a Catedral de Bona foi uma das primeiras grandes igrejas da Renânia.

9. Catedral de Mainz

A Alta Catedral de São Martinho em Mainz é uma das catedrais imperiais e tem elementos românicos, bem como góticos e barrocos. A catedral foi provavelmente iniciada no final do século X como um edifício representativo, e é por isso que a construção da catedral é inspirada na antiga Igreja de São Pedro em Roma. A Catedral de Mainz tem uma das mais ricas mobílias da igreja na cristandade.

8. Igreja de São Martinho de Landshut

Já de longe, o visitante pode ver a imponente torre da igreja de São Martinho de Landshut. Isso não surpreende pois ela é a maior torre de tijolos do mundo. O interior da igreja de São Martinho de Landshut eleva-se acima dos visitantes por quase 30 metros. É provavelmente um dos testemunhos mais impressionantes da arquitetura gótica.

7. Catedral de Bremen

A Catedral de São Pedro em Bremen é um impressionante edifício na praça do mercado de Bremen. Há mais de 1200 anos, há uma igreja neste lugar. A primeira catedral de madeira foi construída em 789 pelo bispo saxão Willehad e substituída por um edifício de pedra em torno de 805. Depois de várias destruições e reconstruções, a basílica de três naves foi construída no século XI, que forneceu a estrutura básica da atual Catedral de Bremen.

6. Catedral de Berlim

Sua distinta cúpula verde pode ser vista de longe e se ergue sobre a margem norte da ilha dos museus, no centro de Berlim. Com um espaço de cerca de 73 por 93 metros, a Catedral de Berlim é a maior igreja protestante na Alemanha em termos de área. Tudo somado, a catedral listada contém uma igreja sermão, bem como uma igreja de batismo e casamento, uma capela, a cripta da dinastia prussiana e imperial dos Hohenzollern e várias salas de reuniões.

5. Catedral de Worms

A Catedral de São Pedro em Worms foi construída de 1130 a 1181 e é um dos edifícios mais importantes do estilo românico na Alemanha. A Catedral de Worms foi palco de importantes eventos históricos, como a indicação do papa Leão IX em 1048, a Concordata de Worms em 1122, que encerrou a disputa de investidura, e a Dieta de Worms em 1521, durante a qual Martinho Lutero teve de responder perante o imperador Carlos V.

4. Catedral de Limburgo

A Catedral de Limburgo repousa majestosamente sobre o centro histórico da cidade nas margens do rio Lahn e exala o romantismo renano ao pôr do sol. A Catedral de Limburgo foi inaugurada em 1235 e desde então não só proporcionou uma fachada excepcionalmente bela, mas também um interior igualmente majestoso.

3. Igreja de Nossa Senhora de Dresden

A igreja Nossa Senhora ("Frauenkirche") de Dresden foi originalmente concluída em 1743 e foi a figura de proa do estilo barroco da região, até que foi incendiada na noite de 15 de fevereiro de 1945, depois de vários ataques aéreos nos últimos meses da segunda guerra mundial. A partir de então, o remanescente da igreja foi deixado como um memorial contra a guerra. Somente em 1994 começou a reconstrução da arquitetura sagrada. Em 2005, a reconstrução da Dresdner Frauenkirche foi concluída.

2. Catedral de Speyer

A Catedral de Santa Maria e Santo Estêvão em Speyer é a maior igreja românica sobrevivente do mundo e tem sido um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. A Catedral de Speyer foi provavelmente iniciada por volta do ano 1025 pelo rei e posterior imperador Conrado II com o objetivo de construir a maior igreja do Ocidente.

1. Catedral de Colônia

A Alta Catedral de São Pedro em Colônia é provavelmente a igreja mais famosa da Alemanha e também a atração mais visitada do país. A Catedral de Colônia é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996 e é uma das maiores igrejas do estilo gótico. Impressionante é o longo período de construção da catedral: depois que a construção começou no século XIII, a atividade de construção estendeu-se por séculos até que a Catedral de Colônia ("Kölner Dom") foi finalmente concluída em 1880.