Resumo
O primeiro dia da viagem de bicicleta ao longo do Rio Reno começa em Mainz, capital do estado alemão da Renânia-Palatinado. Este dia nos levará através da linda região do Rheingau à encantadora cidadezinha de Rüdesheim.
Ainda antes da partida vamos visitar o monumento mais importante de Mainz, a Catedral de São Martinho ("Mainzer Dom"). A monumental basílica no estilo românico, que faz parte das três catedrais imperiais do Reno Superior (as outras são as catedrais de Speyer e Worms) serve como sede da diocese de Mainz. Construida nos séculos X e XI ela é uma das catedrais mais antigas ao Norte dos Alpes.
Animados pelo espírito histórico pedalamos nossos primeiros 7 km de Mainz à antiga residência dos duques de Nassau, o Palácio de Biebrich, na cidade de Wiesbaden, capital do estado alemão de Hesse. Aqui fazemos uma pequena parada para poder curtir a vista do belo palácio barroco do século XVIII (não é possível visitá-lo no interior) e da orla do Rio Reno.
Depois dos subsequentes 10 km, chegamos na acolhedora cidade de Eltville, onde vamos subir a torre do castelo da cidade. Como esta se situa perto das margens do Rio Reno, temos daqui uma vista linda do rio assim como da cidade e dos vinhedos nos arredores. O castelo foi construido no século XIV e antigamente serviu como residência dos bispos de Mainz.
Uns 5 km após Eltville fazemos nossa parada de lanche num belo gramado de piquenique nas margens do Rio Reno. Abastecidos com nova energia, pedalamos o último trecho da etapa do dia. Os finais 12 km terminam na encantadora cidade de Rüdesheim, nossa primeira estação no patrimônio mundial do Vale Superior do Médio Reno, onde já espera o nosso hotel.
Depois do check-in no hotel pegamos o teleférico de Rüdesheim que atravessa os vastos vinhedos da cidade e nos leva ao enorme Monumento Niederwald. O monumento com sua estátua gigante da "Germania" (personifição da nação alemã) tem uma altura de quase 40 m e foi construido em memória da unificação da Alemanha em 1871. É considerado um dos monumentos nacionais mais importantes do país. Pela localização de mais de 200 m acima da cidade, a vista daqui do vale do Rio Reno e da região é espetacular.
De volta a Rüdesheim nos espera a última atividade do dia: uma degustação de vinhos de alta qualidade numa vinícula tradicional. A maioria dos vinhos da região do Rheingau são vinhos brancos da casta Riesling, muitos deles premiados por vários institutos no mundo inteiro. Durante a degustação vamos ter a opurtunidade de experimentar entre 6 a 8 dos melhores vinhos da vinícula.
A noite, onde não temos atividades programadas, é uma boa oportunidade para explorar por si mesmo as pitorescas vielas de Rüdesheim com suas lojas charmosas. Uma grande variedade de restaurantes oferece a oportunidade de jantar comidas típicas da Alemanha e particularmente da região do Rheingau assim como comidas da cozinha internacional.