Dia 1: Nas pegadas do Império Romano

Resumo

  • Distância: 44,8 km
  • Visita da imponente Catedral de Tréveris (igreja bispal mais antiga da Alemanha)
  • Parada no monumental portal romano Porta Nigra (construção mais antiga da Alemanha)
  • Visita da escavação da Villa Rustica romana de Mehring
  • Parada no Barco de Vinho de Neumagen (Cópia de uma sepultura de um negociante romano)

O primeiro dia da viagem de bicicleta ao longo do Rio Mosela começa em Tréveris (alemão: Trier), que está situada no Oeste do estado alemão da Renânia-Palatinado perto da fronteira com o Luxemburgo. Vai nos levar a Neumagen, o vilarejo mais antigo da Alemanha.

Fundada pelos romanos no ano 16 a. C. como "Augusta Treverorum", Tréveris é a cidade mais antiga no território da atual Alemanha. Na antiguidade era uma das maiores cidades do Império Romano ao Norte dos Alpes. Algumas construções dessa época permanecem até hoje, entre outros o edifício intato mais antigo da Alemanha, a Porta Nigra, que era um portal da muralha romana. Antes de visitar esse monumento icônico, que já foi usado como imagem da moeda de 2 €, vamos visitar a Catedral de São Pedro. Esse imponente monumento da arquitetura românica, que tem suas raizes no século IV nos primeiros anos do cristianismo como religião estatal do Império Romano, é a igreja bispal mais antiga da Alemanha. Ao seu lado encontra-se a igreja gótica mais antiga no territórtio da atual Alemanha, a Igreja de Nossa Senhora (em alemão: Liebfrauenkirche). 

Animados pelo espírito sagrado das duas igrejas, pedalamos os primeiros metros da nossa viagem. Passamos a bonita praça Hauptmarkt e chegamos na Porta Nigra. Durante uma visita do enorme portal, que também serviu como igreja por muitos séculos,  podemos ver a dimensão da arquitetura dos romanos. Assim como a catedral e a Igreja de Nossa Senhora, a Porta Nigra faz parte do património mundial da UNESCO.


A seguir deixamos o centro histórico de Tréveris e pedalamos até o Rio Mosela. Fora da cidade a paisagem fica cada vez mais linda. Logo estamos envolvidos por bonitos vinhedos em ambos os lados do rio. Depois de 25 km de ciclismo alcançamos o vilarejo de Mehring. Aqui não só vamos fazer nossa parada de lanche com um piquenique, mas também visitamos as escavações de uma Villa Rustica. O sítio que era uma fazenda fundada no século II por colonos romanos, encontra-se num bairro residencial de Mehring e foi escavada somente nos anos 80 do século XX.

Energizados pelos deliciosos sanduiches preparados por nosso guía, começamos a pedalar a segunda parte do passeio do dia. Passamos por vários lindos vilarejos de vinicultura até chegarmos em Neumagen, nosso destino do dia, após de 19 km . O charmoso vilarejo é considerado o vilarejo de vinicultura mais antigo da Alemanha. Ao lado da igreja de Neumagen fica a cópia de uma pedra sepulcral de um negociante romano de vinhos do século III. A pedra é conhecido como Neumagener Weinschiff  ("Barco de vinho de Neumagen") pois respresenta um barco romano com barris de vinho. O original fica num museu em Tréveris. Na bela beira fluvial de Neumagen podemos ver a reconstrução de um barco romano feito de madeira, inspirado no Neumagener Weinschiff.

Nosso passeio do primeiro dia termina com a chegada no hotel. Depois do check-in cada um pode explorar o belo vilarejo ou relaxar na beira do Rio Mosela. Alguns bons restaurantes dão a oportunidade de experimentar comidas regionais com um bom vinho branco dos vinhedos de Neumagen.