Dia 2: Das pegadas dos romanos à cidade do Art-Nouveau

Resumo

  • Distancia: 48 km
  • Passeio pelo pitoresco centro histórico de Bernkastel
  • Visita de uma adega tradicional de Traben-Trarbach com degustação de vinhos regionais

A segunda estapa é a mais longa da nossa viagem pelo Vale do Rio Mosela. Leva nos à mágica cidadezinha de Bernkastel-Kues e ao final do dia a Traben-Trarbach, onde vamos saborear alguns dos melhores vinhos da região.

Durante a primeira parte do dia passamos por vários vilarejos acolhedores, quase sempre encaixados nos vastos vinhedos da região. Perto do vilarejo de Piesport chegamos a um dos pontos mais estreitos do médio Vale do Mosela, marcado pela impressionante formação rochosa da Moselloreley.

Depois de 24,6 km chegamos na encantadora cidadezinha Bernkastel-Kues, que consiste em duas antigamente independentes partes: Bernkastel e Kues. Enquanto Kues no lado esquerdo do Rio Mosela ocupa mais superfície, Bernkastel no lado direito do rio tem o centro mais charmoso. Deixamos nossas bicicletas perto da beira fluvial, ao lado da ponte, para explorar as estreitas vielas e a linda Praça do Mercado (em alemão: Marktplatz) da cidade. Com suas antigas casas no estilo típico da Alemanha, é facil sentir-se num conto de fadas. 


Vamos fazer o nosso piquenique do dia no lado oposto do Rio Mosela em Kues, de onde temos uma pitoresca vista da beira de Bernkastel. A seguir espera-nos a segunda grande parte do passeio de hoje, durante a qual vamos passar por mais alguns vilarejos acolhedores nas margens do Rio Mosela.

Chegando em Traben-Trarbach, também uma cidade que consiste de duas partes que antigamente eram independentes uma da outra, fazemos o check-in no hotel. A seguir nos espera a visita de uma das adegas mais tradicionais de Traben-Trarbach. No início do século XX Traben-Trarbach era a segunda maior cidade de comércio de vinhos do mundo, atrás somente de Bordéus na França. Por isso aqui há uma imensa variedade de adegas subterrâneas. 

Durante a visita vamos aprender mais sobre a grande tradição da cultura vinícola na cidade. Depois vamos fazer uma degustação de alguns dos melhores vinhos do Vale do Mosela. A maioria dos vinhos da região são vinhos brancos da casta Riesling, muitos deles premiados por vários institutos no mundo inteiro. Durante a degustação vamos ter a opurtunidade de experimentar entre 6 a 8 vinhos diferentes.


A noite está livre de atividades programadas, de modo que, quem quiser, pode explorar a bela cidade a seu próprio gosto. A riqueza da cidade, que era proveniente do comércio do vinho no início do século XX, acha expressão na abundância de vários edifícios do Art-Nouveau incluindo o belo portal da ponte entre Traben e Trarbach. Encontramos bons restaurantes com excelentes vinhos em ambas as partes da cidade.