Resumo
O segundo dia da viagem ao longo do Rio Reno nos leva de Rüdesheim pela primeira parte do Vale Superior do Médio Reno a Sankt Goar onde o vale alcança seu ponto mais icônico, a famosa rocha da Loreley.
Como a ciclovia ao longo do lado direito do Rio Reno termina em Rüdesheim, atravessamos a corrente para a cidade de Bingen no lado oposto de Rüdesheim. Pedalamos pela bonita beira da cidade à foz do rio Nahe no Reno, que se encontra ao lado do centro histórico de Bingen. Daqui temos uma magnífica vista do Binger Loch ("Buraco de Bingen"), a majestosa entrada do Vale do Médio Reno, a qual é guardada pela Mäuseturm ("Torre dos Ratos"), uma torre alfandegária da Idade Média, e a ruina do castelo Ehrenbreitstein.
A seguir atravessamos o rio Nahe e entramos no Vale do Médio Reno passando pelo belo parque ao lado da ilha da torre. Os próximos 17 km são marcados por uma lindíssima paisagem e por vários charmosos vilarejos e castelos. A próxima parada é no vilarejo de Kaub, onde pegamos a balsa para atravessar o rio mais uma vez. No outro lado já nos espera um pequeno barco, que vai nos levar à ilha Falkenau, no meio do rio, onde vamos visitar o grandioso castelo Pfalzgrafenstein. Construido no século XIV como ponto alfandegário em nome do futuro imperador romano-gêrmanico, Luís IV, o castelo é o único do Vale do Médio Reno situado numa ilha.
Depois de ter visitado o interior do castelo, fazemos nosso piquenique diário na beira da ilha em frente do castelo. Para continuar nosso passeio a Sankt Goar voltamos novamente ao lado esquerdo do rio. Faltam mais 10,5 km até o nosso destino do dia, durante os quais passamos a linda cidadezinha de Oberwesel e o ponto mais estreito do Vale do Reno, a léndaria rocha da sereia Loreley. Pouco depois já alcançamos nosso hotel.
Sendo a etapa mais curta da viagem, neste dia ainda temos tempo para fazer uma caminhada pelos altos do vale. Quem quer participar deste passeio de mais ou menos 3 horas (7 km), vai disfrutar de algumas vistas muito especiais e espetaculares do rio e da rocha da Loreley. Quem prefere descansar, pode ficar em Sankt Goar e curtir a acolhedora atmosfera da cidadezinha e da bela beira do rio.
Mas mesmo quem decidiu fazer a caminhada, tem ainda oportunidade para curtir a atmosfera de Sankt Goar, pois a noite é livre de atividades programadas. Quem quer pode até atravessar o rio mais uma vez e explorar Sankt Goarshausen, a cidadezinha irmã de Sankt Goar. Mas cuidado: Não percam a ultima balsa de volta!