Resumo
No terceiro dia da nossa viagem ao longo do Rio Reno vamos continuar nosso passeio pelo patrimônio mundial do Vale Superior do Médio Reno até o seu fim na cidade de Coblença (em alemão: Koblenz).
Os primeiros 14,5 km do trecho nos levam à encantadora cidade de Boppard. Durante o caminho passamos mais uns vilarejos e castelos. Em Boppard fazemos uma pequena parada na praça do mercado com a linda igreja São Severo, um básilica românica construida nos séculos XII e XIII. Em Boppard atravessamos o rio de balsa e continuamos o passeio no lado direito do Reno. Depois de poucos quilometros, durante os quais os imponentes vinhedos de Boppard nos acompanham no outro lado do rio, já podemos ver o nosso próximo destino: o monumental castelo Marksburg, que está situado num morro acima da cidadezinha de Braubach.
Depois de chegarmos em Braubach, deixamos nossas bicicletas no centro histórico e subimos ao castelo a pé. Sendo o único castelo do Vale do Médio Reno que nunca foi destruido, o Marksburg é um dos castelos mais visitados do país. Uma visita guiada pela imponente construção do século XII, que abriga vários objetos da vida medieval, dá uma boa idéia como viveram os cavaleiros na Idade Média.
Após a visita vamos fazer nossa pausa de lanche no terraço de piquenique do castelo, do qual temos uma vista muito boa do vale. De volta em Braubach continuamos nosso passeio a Coblença. Durante os últimos 13,5 km do dia passamos a foz do rio Lahn, que fica oposta ao lindo castelo Stolzenfels, e atravessamos o Reno pela ponte de Coblença. Nosso hotel fica no centro histórico da cidade. Depois do check-in andamos à beira do rio, onde pegamos o teleférico, que nos leva por cima do Reno à Fortaleza Ehrenbreitstein. A poderosa edificação construida pelos prussianos no século XIX está situada num morro oposto ao centro da cidade, de onde temos uma vista perfeita, particularmente da Deutsches Eck ("Esquina Alemã") com a confluência dos rios Mosela e Reno. Durante a visita do interior da fortaleza podemos aprender a história da mesma.
A última visita do dia é a da própria Deutsches Eck, que fica a poucos metros de distancia da estação do teleférico, no centro de Coblença. Aqui o rio Mosela que vem da França, toca o Luxemburgo e atravessa uma grande parte do estado alemão de Renânia-Palatinado, desemboca no Reno. A foz é guardada pelo imponente monumento do Imperador Guilherme I, que tem uma altura de 37 metros e foi construido nos finais do século XIX em comemoração ao primeiro imperador da Alemanha unificada em 1871.
Como sempre, a noite está livre de atividades programadas, que abre a possibilidade de explorar o encantador centro histórico da cidade por si próprio. Como a cidade é a maior entre Mainz e Bona, ela oferece um grande número de restaurantes com comidas de todos gostos.