Dia 4: Do vinhedo mais íngreme da Europa ao vale do castelo escondido

Resumo

  • Distancia: 40,1 km
  • Passeio pelo charmoso vilarejo de Beilstein
  • Visita do incrível Castelo Reichsburg em Cochem
  • Passeio pelo centro histórico de Cochem

No quarto dia da nossa viagem de bicicleta pelos margens do Rio Mosela, pedalamos de Ediger ao pitoresco vilarejo de Beilstein e à bela cidadezinha de Cochem. O nosso destino do dia fica num pequeno vale de um rio afluente do Mosela nas margens do vilarejo de Moselkern.

Os primeiros 10 km do dia, nos levam ao longo de dois meandros do Rio Mosela a Beilstein. Atravessamos o rio de balsa para poder visitar o lindo centro histórico do vilarejo, que por sua boa conservação é conhecido como "Bela Adormecida do Mosela". Passamos pelas estreitas vielas até a Igreja São José, que foi construida nos finais do século XVII como parte de um mosteiro carmelita. A imponente construção do estilo barroco, abriga uma estátua medieval da Virgem Negra originária da Espanha.


Depois dessa visita inspiradora voltamos ao lado esquerdo do Rio Mosela e continuamos a pedalar. Seguindo o rio mais 10 km abaixo chegamos em Cochem. Antes de explorarmos a encantadora cidadezinha, fazemos nosso piquenique na bela margem com vista ao impressionante castelo Reichsburg Cochem, que está situado num morro 50 m acima do centro da cidade.

A seguir deixamos nossas bicicletas na beira do Rio Mosela e andamos a pé pelo lindo centro histórico até o castelo, que é uma das atrações turísticas mais visitadas da Alemanha. Durante uma visita guiada vamos explorar os quartos mais ricos da esplêndida construção e aprendemos sobre sua história que começa no século XII. Do terraço na frente da porta principal do Reichsburg Cochem temos uma vista belíssima da cidade e do Vale do Rio Mosela.


Depois da visita temos a oportunidade de explorar por conta própria o encantador centro histórico de Cochem com suas charmosas vielas, praças e lojas. As casas mais pitorescas ficam na Praça do Mercado, onde também está situada a prefeitura da cidade ("Rathaus"). 

Com as mentes cheias de impressões pegamos nossas bicicletas e pedalamos o último trecho do dia. A ciclovía do Rio Mosela nos leva por mais alguns vilarejos a Moselkern. Aqui deixamos o Vale do Rio Mosela e seguimos o rio Elzbach, afluente do Mosela, por 2 km até chegarmos na Ringelsteiner Mühle. O pacífico lugar que está diretamente ao lado do pequeno rio na margem da floresta, é um antigo moinho e abriga nosso hotel do dia. Também equipado com um bom restaurante, o lugar é o perfeito ponto de partida para nossa caminhada matinal do próximo dia, pelo vale do Rio Elzbach até o escondido castelo Burg Eltz.