Resumo
No último dia da nossa viagem ao longo do Rio Reno passamos a cidade de Remagen e as pitorescas montanhas da serra Siebengebirge antes de terminarmos nossa aventura comum em Bona (em alemão: Bonn), a antiga capital da Alemanha do Oeste.
No início do dia deixamos Bad Breisig e pedalamos pela fértil planície da chamada Goldene Meile ("Milha Dourada"). Depois de 6 km chegamos na bela foz do rio Ahr no Reno. No outro lado do Ahr continuamos nosso passeio por mais 3,5 km até o monumental pilar da antiga Ponte de Remagen. A ponte foi destruida nos finais da segunda guerra mundial apenas poucos dias depois dos americanos tê-la conquistado.
Para as tropas aliadas a conquista da ponte era um evento chave para a vitória sobre a Alemanha nazista, pois foi o lugar onde elas atravessaram o Rio Reno pela primeira vez. Depois do fim da guerra, a ponte nunca foi reconstruida, de modo que hoje só existem os pilares nos dois lados do rio. O pilar do lado esquerdo abriga o Museu da Paz, no qual temos a possibilidade de saber mais sobre os acontecimentos daqueles dias agitados.
A seguir pedalamos pela linda beira de Remagen e entramos no último trecho do Vale do Médio Reno. Passamos os vilarejos de Oberwinter, Rolandseck e Rolandswerth antes de alcançarmos Mehlem, um bairro no extremo sul de Bona. No lado oposto do Rio Reno vemos o pitoresco Drachenfels, a montanha que segundo a crença popular, era o lar do dragão que foi morto por Siegfried, na épica lenda medieval da Canção dos Nibelungos. Como o cume de origem vulcanico é nosso próximo destino, temos que atravessar o Rio Reno de Mehlem a Königswinter. Pela última vez durante nossa viagem, pegamos uma balsa.
No outro lado pedalamos ao pé do Drachenfels onde deixamos nossas bicicletas e entramos no Drachenfelsbahn, o trem de cremalheira mais antigo da Alemanha. Este vai transportar-nos ao cume da montanha. De lá temos uma vista espetacular do Vale do Médio Reno Inferior, da cidade de Bona, das montanhas vizinhas da serra Siebengebirge e, em dias com boa visibilidade, até a cidade de Colônia com sua famosa catedral.
Depois da visita da ruina do castelo, que ficava no cume, fazemos nosso piquenique na larga plataforma panorâmica do Drachenfels. O bondinho do Drachenfelsbahn nos leva de volta para nossas bicicletas, de modo que podemos pedalar pelas lindas beiras de Königswinter e Beuel (bairro de Bona) ao centro histórico de Bona.
Atravessamos a ponte Kennedybrücke à praça do mercado ("Marktplatz") onde paramos em frente da linda Altes Rathaus ("Antiga Prefeitura") construida no século XVIII no estilo rococó. Só poucos metros daqui encontra-se a Beethovenhaus, a casa natal do famoso compositor Ludwig van Beethoven, na qual vamos conhecer vários objetos da vida dele.
No final da nossa viagem comum damos um passeio à praça Münsterplatz com a catedral de Bona ("Bonner Münster") e a estátua de Beethoven, assim como ao antigo palácio dos principes-eleitores de Colônia, hoje sede da universidade de Bona. A viagem termina em frente da estação central de Bona.