Dia 5: Do vale do castelo escondido à "Esquina Alemã"

Resumo

  • Distancia: 36,4 km
  • Visita do majestoso castelo escondido Burg Eltz
  • Visita da poderosa Fortaleza Ehrenbreitstein
  • Parada no belo Deutsches Eck (confluência dos rios Reno e Mosela) com o impressionante Monumento ao Imperador Guilherme I

No quinto e último dia da nossa viagem de bicicleta pelos margens do Rio Mosela vamos encontrar o escondido castelo Burg Eltz antes de pedalarmos pela parte final do Vale do Mosela. Chegamos na cidade de Coblença, onde o nosso companheiro fluvial se une com seu grande irmão, o Rio Reno.

Para a primeira atividade do dia não precisamos das nossas bicicletas. Do nosso hotel, que está situada nas margens do rio Elzbach, caminhamos por um lindo vale arborizado por 2,5 km (30-40 minutos). Seguindo o pequeno rio alcançamos o majestoso castelo Burg Eltz. Graças a sua localização escondida e protegida no vale do Elzbach o Burg Eltz é um dos poucos castelos medievais da Alemanha que nunca foram conquistados por inimigos. 


Esse fato e a mágica aparéncia que lembra um castelo de um conto de fadas, fazem com que o Burg Eltz hoje seja uma das atrações turísticas mais famosas e populares do país. Durante uma visita guiada pelo castelo, que está nas mãos da mesma familia nobre desde o século XII, vamos explorar o vasto interior da edificação assim como aprender sobre a sua interessante história.

Ainda sentindo-nos como se estivessemos numa outra época, voltamos caminhando pelo vale do Elzbach até as nossas bicicletas. A seguir pedalamos os 2 km a Moselkern, onde alcançamos novamente a ciclovía do Rio Mosela. Seguindo o rio, passamos por vários lindos vilarejos. Logo vemos o impressionante castelo Burg Thurant no outro lado do rio, acima do vilerejo de Alken. Na beira de Kobern-Gondorf fazemos nossa parada de piquenique antes de passarmos a cidadezinha Winningen com seu lindo centro histórico.

Poucos quilometros depois já chegamos em Coblença. Fazemos o check-in no hotel e andamos à Deutsches Eck ("Esquina Alemã") onde o Rio Mosela desemboca no Rio Reno. A foz é guardada pelo imponente monumento do Imperador Guilherme I, que tem uma altura de 37 metros e foi construido nos finais do século XIX em comemoração ao primeiro imperador da Alemanha, após a unificação nacional de 1871.


A última atividade em comum da nossa viagem de Tréveris a Coblença é a visita da fortaleza Festung Ehrenbreitstein. A poderosa fortaleza construida pelos prussianos no século XIX está situada num morro no outro lado do Rio Reno, oposto ao centro da cidade, que vamos lograr por meio de um teleférico, que nos leva por cima do rio. Daqui temos uma vista perfeita da cidade, particularmente da Deutsches Eck. Durante a visita do interior da fortaleza, podemos aprender a história da mesma.