Resumo
Sendo o maior rio da Europa Occidental o Rio Reno (em alemão: Rhein) há séculos marca destino e cultura de muitos gerações de europeus. Atravessando ou tocando os territórios de seis países independentes, ele liga pessoas de várias bases culturais. Grandes partes do seu curso entre os Alpes da Suiça e a costa do Mar do Norte, na Holanda, podem ser percorridas de bicicleta, pois nas margens do Reno existe uma infraestrutura excelente de ciclovias. Embora todos os trechos do rio tenham seu próprio charme, a seção mais encantadora e por isso também a mais famosa, é aquela entre as cidades alemãs de Mainz e Bona. Nesse trecho o rio beira as idílicas regiões vinícolas do Rheingau e de Rheinhessen e atravessa o espetacular Vale do Médio Reno, que liga os segmentos fluviais do Reno Superior e do Baixo Reno. Esses aproxidamente 180 km de curso fluvial estão marcados por uma paisagem lindíssima, uma variedade inigualável de impressionantes monumentos históricos e uma cultura regional muito acolhedora.
Uma das melhores maneiras de conhecer de perto essa região única, sem dúvida é de bicicleta. Desse modo pode-se desfrutar a bela natureza ao ar livre e fora das rodovias, parar em qualquer momento para tirar uma foto, mas também alcançar vários pontos de interesse. Embora o Reno atravesse uma região bem montanhosa pelo Vale do Médio Reno, o perfil de alturas da ciclovia é plano no percurso inteiro, de modo que até pessoas com pouco treino de bicicleta podem pedalar nas margens do Rio Reno facilmente e sem problemas. Nossa viagem de bicicleta nas margens do Rio Reno de Mainz a Bona inclue 5 etapas subsequentes de 30 a 40 km de distância.
Os pernoites são em acolhedores hoteis em Mainz, Rüdesheim, Sankt Goar, Coblença (Koblenz) e Bad Breisig. Durante as cinco etapas não só vamos poder admirar a bela paisagem do Vale do Reno, mas também visitamos várias atrações turísticas bem únicas de várias épocas da antiguidade até a idade moderna:
Além disso faremos uma caminhada nos lindos altos do Vale do Médio Reno Superior, oposto à famosa rocha Loreley. Como atravessamos uma região muito conhecida pela alta qualidade dos seus vinhos, não vamos perder a opurtunidade de degustar alguns dos melhores vinhos do Rheingau na cidade de Rüdesheim. Também vamos vivenciar como é o rio visto da água: A viagem inclue sete travessias do Reno com balsa e um pequeno passeio de barco.
As descrições detalhadas das cinco etapas estão desponíveis nas respectivas páginas: