O castelo Wartburg é, sem dúvida, um dos castelos mais famosos da Alemanha: foi construido por volta de 1067 e pertence desde 1999 ao Patrimônio Mundial da UNESCO. Entre 1211 e 1227 a canonizada Elisabeth da Turíngia viveu no castelo. Em 1521/22, o reformador Martinho Lutero manteve-se escondido no castelo sob o nome de "Junker Jörg". Durante esse tempo ele traduziu o Novo Testamento da Bíblia para o alemão. O autor e estadista Johann Wolfgang von Goethe também visitou o castelo Wartburg várias vezes.
A Catedral de Aachen, também conhecido como Marienkirche de Aachen, é o marco da cidade e consiste em vários sub-edifícios que foram construídos desde o início da Idade Média até os tempos modernos. A colocação da pedra fundamental ocorreu por volta de 795, a conclusão em torno de 803 sob Carlos Magno. A Capela Palatina é o mais importante exemplo arquitetônico do renascimento carolíngio.
A Catedral de Santa Maria e Santo Estêvão em Speyer é a maior igreja românica sobrevivente do mundo e tem sido um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. A Catedral de Speyer foi provavelmente iniciada por volta do ano 1025 pelo rei e posterior imperador Conrado II com o objetivo de construir a maior igreja do Ocidente.
A Alta Catedral de São Pedro em Colônia é provavelmente a igreja mais famosa da Alemanha e também a atração mais visitada do país. A Catedral de Colônia é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996 e é uma das maiores igrejas do estilo gótico. Impressionante é o longo período de construção da catedral: depois que a construção começou no século XIII, a atividade de construção estendeu-se por séculos até que a Catedral de Colônia ("Kölner Dom") foi finalmente concluída em 1880.