Pequenas cidades da Alemanha

Conheça as 16 mais pitorescas pequenas cidades da Alemanha

16. Mühlhausen

O palácio real do século X tornou-se uma próspera cidade imperial e hanseática. Ainda hoje a muralha de Mühlhausen, a prefeitura, onze igrejas góticas e muitas casas de pedra e enxaimel caracterizam a paisagem urbana. Os sermões do radical reformador Thomas Müntzer fizeram de Mühlhausen em 1524/25 um centro de reforma e guerra camponesa. Desde o século XVI, poetas e compositores fizeram da cidade um local de culto para a música da igreja protestante, cujo destaque foi o trabalho de Johann Sebastian Bach.

15. Stade

Mesmo um pequeno passeio ilustra como o centro histórico de Stade foi maravilhosamente restaurado. Muitas pequenas lojas convidam a fazer compras. No lugar onde há muito tempo os navios eram carregados e descarregados, hoje se encontram pequenas lojas, bares e cafés com convidativos terraços de verão à beira da água.

14. Meißen

Meißen deve sua fundação ao rei alemão Henrique I, que teve um castelo construído em 929. Em 1423, Meißen tornou-se a capital dos eleitores saxões. A cidade é, portanto, considerado o berço da Saxônia. Inúmeros grandiosos monumentos são os testemunhos disso. Meißen também é uma cidade de vinhos. Nas montanhas íngremes de uma das menores regiões vinícolas da Alemanha, há vinhos deliciosos - outro marco da cidade de mil anos de idade à beira do rio Elba.

13. Alsfeld

A localização na antiga rota comercial entre Frankfurt e Leipzig já trouxe riqueza para os cidadãos de Alsfeld. Isso pode ser admirado hoje nas ruas e becos da pequena cidade. Com mais de 400 casas em enxaimel preservadas, Alsfeld é considerada uma "cidade modelo europeia para proteção de monumentos".

12. Freudenberg

Em nenhum outro lugar na Alemanha se encontram casas em enxaimel ordenadas tão acuradamente como em Freudenberg. A principal razão disso é que elas foram reconstruídas após um incéndio em 1666 como um conjunto complexo. A "Mancha Antiga", que é o nome do centro histórico de Freudenberg, ainda está tão bem alinhado como em um tabuleiro de xadrez, como foi criado no século XVII.

11. Hannoversch Münden

Hannoversch Münden ou simplesmente Hann. Münden, com sua localização idílica nos três rios Fulda, Werra e Weser e as mais de 700 casas de enxaimel de seis séculos, convida você a descobrir a história ao vivo. Magníficos edifícios de enxaimel, torres de defesa, o castelo da família nobre dos Guelfos e a velha prefeitura são um reflexo da rica cidade comercial à beira da água.

10. Wismar

Wismar tem a maior praça do mercado do norte da Alemanha, muitas belas igrejas antigas e um encantador centro histórico, que convida a fazer um passeio. O palácio Fürstenhof ainda é o testemunho impressionante do período quando os duques de Mecklenburgo dominaram a cidade. No entanto, o marco de Wismar é a torre da Igreja de Santa Maria. De lá, de uma altura de 80 m, os visitantes têm uma vista fantástica sobre a antiga cidade hanseática.

9. Tangermünde

No lugar onde o rio Tanger desemboca no rio Elba, encontra-se Tangermünde, a "jóia da Altmark". A pequena cidade à beira do rio Elba na região da Altmark tem uma história de quase 1000 anos. Construções de tijolos, uma muralha quase fechada, às vezes maciça, com portões defensivos, o complexo do castelo e a infinidade de casas em enxaimel dão a Tangermünde um charme único.

8. Heppenheim

A pitoresca cidade de Heppenheim encontra-se nas vinhas suaves entre as montanhas do Odenwald e a planície do rio Reno. A paisagem urbana é caracterizada por numerosas casas de enxaimel. A praça do mercado histórico, com a prefeitura luxuosamente restaurada, é uma das mais belas do estado de Hessen. No total, Heppenheim é o lar de mais de 400 monumentos culturais designados - incluindo o castelo Starkenburg, que se eleva acima da cidade velha no monte Schlossberg.

7. Goslar

A cidade milenar de Goslar está localizada na bela natureza da região do Harz. Seu talento histórico especial e seus tesouros culturais tornam a cidade imperial um ímã para muitos visitantes de perto e de longe. Vistas impressionantes, igrejas e museus são uma experiência especial (não só) para os entusiastas da cultura. Mas mesmo quem apenas queira descansar nas férias, tem em Goslar o lugar certo. A atmosfera única nas estreitas ruas medievais ou na animada praça do mercado, com os seus cafés, o convida a passear e desfrutar.

6. Bernkastel-Kues

Em nenhuma outra cidade do Vale do Mosela vêm tantos visitantes de todas as nações todos os anos para desfrutar da incomparável atmosfera, como na cidade gêmea de Bernkastel-Kues. O pitoresco centro histórico de Bernkastel convida com as suas muitas casas belas em enxaimel da Idade Média e atracções como a histórica praça do mercado ou as ruínas do castelo Landshut para passear e explorar. No distrito de Kues, no entanto, você encontrará muitos produtores de vinho e bodegas.

5. Lindau

A antiga cidade imperial livre de Lindau, no Lago Constança, está localizada na margem leste do lago, com centro histórico na ilha de Lindau. Embora a ilha esteja ligada ao continente (Baviera) através de uma ponte ferroviária e rodoviária combinada, a "pérola do Lago de Constança", como Lindau é chamado também, manteve em grande parte o seu carácter medieval.

4. Quedlimburgo

Quedlimburgo ou Quedlinburg fica no nordeste da região do Harz e faz parte do patrimônio mundial da UNESCO. A cidade recebeu o título por seu belo centro histórico, onde mais de 2.000 casas de enxaimel de oito séculos lotam as ruas e os becos. As igrejas góticas e românicas caracterizam a paisagem medieval bem preservada, que é dominada pelo castelo renascentista e a igreja de São Servacio com suas torres gêmeas.

3. Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber é um símbolo do romantismo alemão, com seu centro histórico preservado em grande parte. A velha cidade medieval, com sua muralha completamente preservada e seus 42 portões e torres de defesa que caracterizam a silhueta de Rothenburg, leva os visitantes de volta aos tempos passados.

2. Monschau

A pequena cidade medieval de Monschau está pitorescamente aninhada entre as encostas das montanhas do parque natural belga-alemão Hohes Venn-Eifel. Casas restauradas em enxaimel se alinham na rede de becos antigos de Monschau, criando um cenário pronto para o cinema. Particularmente vale a pena ver a chamada Casa Vermelha, a antiga sede da dinastia de indústria têxtil Scheibler e a fábrica de mostarda Monschau.

1. Wernigerode

Wernigerode também é chamada de "cidade colorida no Harz". com suas casa de cores variadas a cidade faz juz ao apelido, que foi dado pelo poeta Hermann Löns. Em Wernigerode pulsa a vida. Com inúmeros cafés, restaurantes e hotéis, a cidade oferece tudo que o coração do turista deseja. E tudo isso incorporado em um belo cenário de enxaimel, sobre o qual se ergue o imponente Castelo Wernigerode.